Cuidar da saúde é indespensável em qualquer estação. Mas você sabia que a primavera te ajuda a adotar hábitos saudáveis?
A primavera é uma das épocas mais aguardadas do ano por temperaturas mais agradáveis e dia mais longos e ensolarados. Para aproveitar ao máximo essa estação, precisamos nos atentar com alimentação, hidratação, proteção solar, atividade física, cuidados com a pele e combate às alergias.
Neste artigo, separamos alguns pontos que devemos nos atentar para aderir hábitos saudáveis nessa estação.
O clima da primavera
A primavera é um período onde a natureza fica mais exuberante, mas devemos ter alguns cuidados especiais com nosso aparelho respiratório, olhos e pele. Isso porque misturados ao pólen das flores temos várias outras substâncias no ar que podem causar irritações e até alergias. Ainda estamos saindo de um período de frio onde os banhos quentes e baixas temperaturas podem ter deixado essas áreas ainda mais sensíveis. Hidratar os olhos como colírios lubrificantes, evitar coçar, fazer higiene com soro fisiológico das nossas narinas e evitar coçar diretamente auxiliam bastante. Também nossa pele merece cuidados especiais com hidratantes específicos para cada caso, como também sabonetes apropriados para cada pele.
Cuidado com a alimentação e hidratação
A primavera é uma época de safra de frutas, verduras e legumes, o que permite uma alimentação mais nutritiva e equilibrada. Alguns alimentos para a primavera são:
A couve é rica em antioxidantes e minerais, como potássio e ferro, que ajudam a prevenir a anemia e a controlar a pressão arterial.
O abacaxi possui uma enzima chamada bromelina que ajuda na digestão.
O brócolis possui luteína e zeaxantina, que ajudam a manter a visão.
A abóbora é rica em carotenoides.
O espinafre possui luteína.
Frutas como laranja, kiwi e morango são ricas em vitamina C, que é antioxidante e fortalece o sistema imunológico.
Um dos principais cuidados na primavera que devemos nos atentar é a hidratação. Com a elevação da temperatura, a perda de líquidos pelo corpo tende a ser maior. Por isso, devemos beber água ao longo do dia para manter um bom funcionamento do organismo, ajudando a regular a temperatura corporal, melhorar a circulação sanguínea e promover uma pele mais saudável.
Além da água, sucos naturais e água de coco são ótimas opções para complementar a hidratação.
Proteção solar
Depois do inverno, a radiação solar se torna mais intensa, exigindo uma atenção especial à proteção da pele.
Mesmo em dias nublados, o uso do protetor solar deve fazer parte da rotina diária.
Movimente seu corpo
Com temperaturas amenas e dias mais coloridos e ensolarados, a primavera é a estação favorita de muitos para prática de exercícios.
É a época perfeita para exercícios ao ar livre como corrida, caminhada, bicicleta, yoga. Ou esportes coletivos como vôlei, futebol, tênis, entre outros.
O segredo para manter uma vida saudável é a consistência. o começo pode parecer difícil, mas se torna recompensador enquanto se torna um hábito.
Dica: Faça atividade física junto com amigos, assim um acaba incentivando o outro todos os dias!
Combate às alergias
A principal causa de alergias na primavéra é o polén liberado pelas árvores, gramíneas e plantas durante seu processo de reprodução. Quando inalado, o pólen pode desencadear reações alérgicas em indivíduos sensíveis, levando a uma série de sintomas desconfortáveis, como rinite alérgica, conjuntivite e asma alérgica.
Para se previnir
Fortalecer a imunidade é uma estratégia muito importante em todas as estações. Além de uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos, alguns suplementos alimentares e manipulados podem apoiar nosso sistema imunológico.
Opte por panos úmidos e aspirador de pó na limpeza da casa. Evite o uso de vassouras que podem dispersar a poeira;
Aumente a ingestão de líquidos, principalmente de água, que é fundamental para hidratação do corpo e da via aérea, e pode auxiliar na redução de sintomas de alergia;
Manter o nariz hidratado com soro fisiológico é uma opção eficaz para umedecer as vias respiratórias prevenindo o ressecamento das mucosas nasaos e reduzindo a irritação causada pelo pólen e outros alérgenos presentes no ar.
Se você quiser saber mais, entre em contato conosco e tire suas dúvidas!